Resumo: O presente artigo trata-se de uma análise acerca do remédio constitucional Mandado de Injunção, com previsão no art. 5º, inciso LXXI, da Constituição Federal, bem como, a sua utilização nos casos em que se discuta a aposentadoria especial do servidor público com deficiência, direito constitucional previsto no inciso I, § 4º,art. 40º da Constituição Federal. Continue lendo “A utilização do mandado de injunção nos casos de aposentadoria especial do servidor público com deficiência.”
Estudante que sofreu bullying será indenizada por mães de alunas
Consta nos autos que a jovem passou a estudar no colégio particular em 2014. À época ela tinha 15 anos e no primeiro semestre do ano letivo, começou a sofrer agressões verbais, tais como xingamentos e ameaças, proferidos pelas filhas das rés. As ofensas eram enviadas à autora por celular e redes sociais. Segundo a autora, as alunas faziam campanha contra ela dentro e fora do colégio, o que fez com que ela passasse a ter medo de frequentar as aulas e se recusasse a sair de casa. Continue lendo “Estudante que sofreu bullying será indenizada por mães de alunas”
Visão de produto com corpo estranho é suficiente para dano moral, diz STJ
O autor promoveu uma festa comemorativa e, ao servir cerveja, constatou que, no interior de uma garrafa, havia uma carteira de cigarros. Ele não chegou a abrir a garrafa, alertado por um dos convidados. Continue lendo “Visão de produto com corpo estranho é suficiente para dano moral, diz STJ”
Animal não é “coisa”, estabelece PL aprovado pelo Senado
Nesta quarta-feira, 7, o plenário do Senado aprovou PL que cria o regime jurídico especial para os animais. De acordo com o texto aprovado, os animais não poderão mais ser considerados “coisas”. Como foi modificada no Senado, a matéria retorna para a Câmara dos Deputados. Continue lendo “Animal não é “coisa”, estabelece PL aprovado pelo Senado”
Banco indenizará mulher vítima de fraude por assinatura falsa
O juiz de Direito Maurício Lima de Oliveira, da 16ª vara de Relações de Consumo de Salvador/BA, condenou um banco ao pagamento de indenização para uma mulher que quase perdeu seu imóvel, em razão de dívida referente a serviço não contratado. O magistrado verificou que a mulher foi vítima de fraude, tendo sua assinatura falsificada. Continue lendo “Banco indenizará mulher vítima de fraude por assinatura falsa”